São fenômenos críticos que ocorrem em incêndios estruturais, cada um representando uma etapa distinta da propagação do fogo e apresentando ...
São fenômenos críticos que ocorrem em incêndios estruturais, cada um representando uma etapa distinta da propagação do fogo e apresentando riscos extremos para bombeiros e ocupantes.
Rollover (Rolamento de Chamas): Caracteriza-se pela propagação das chamas através dos gases aquecidos que se acumulam no teto, criando uma faixa de fogo que se desloca rapidamente. É um indicativo de que um flashover pode estar prestes a ocorrer.
Flashover (Inflamação Generalizada Súbita): Marca o momento em que todos os materiais combustíveis de um ambiente atingem sua temperatura de ignição quase simultaneamente, resultando em uma combustão completa e instantânea. Nesse estágio, a temperatura pode ultrapassar 600°C, tornando o ambiente intransponível.
Backdraft (Explosão): Acontece quando um ambiente saturado de gases combustíveis, porém com pouca oxigenação, entra em contato repentino com ar fresco, provocando uma explosão violenta. É um dos fenômenos mais perigosos para equipes de resgate.
Confira mais vídeos sobre treinamento em nosso canal do CESBOM 👈
OBS. Clique em CESBOM acima para acessar o canal.