Nem todas as buscas são bem sucedidas. Quando o comandante deve chamar de volta todas as equipes de busca? O ato de suspensão é simples,...
Nem todas as buscas são bem sucedidas. Quando o comandante deve chamar de volta todas as equipes de busca? O ato de suspensão é simples, mas o processo para chegar a este veredicto é uma das mais difíceis e importantes decisões que o comandante deverá fazer. A dúvida é certa, especialmente àqueles com o poder fazer de continuar ou suspender a missão. No entanto, a decisão de suspender a busca é centrada em duas questões.
- A vítima está viva ou morta?
- A área de busca está correta?
É óbvio que as respostas para estas questões não são absolutas. Por meio de considerações metódicas dos vários elementos da busca e suas circunstâncias o coordenador pode racionalmente resolver o dilema.
- Existe qualquer evidência de que a vitima não esteja no local?
- Existe a possibilidade de falta de compreensão entre os entrevistados e os membros da equipe, os dados levantados foram totalmente explorados?
- Quão efetivamente a área foi abatida?
- O plano de busca foi executado, organizado e coordenado com um elevado grau de consistência e precisão? Lembre-se de que a efetividade não deve ser medida pelo número de dias que a busca consumiu.
- Qual é a probabilidade de que a vítima ainda esteja viva?
- Os perigos do terreno em que estão sendo feitas as buscas, o clima e outros fatores ambientais estão colocando os grupos de busca em perigo? Fadiga mental e física pode introduzir os mesmos tipos de perigo às equipes? Se o aumento dos riscos é resultado da fadiga deveriam novas equipes ser chamadas?
- Existem pistas não resolvidas? Uma camiseta, uma trilha parcial, uma pegada que será logo identificada, que efeitos terão na busca?
- A influência de políticos, familiares, mídia está exercendo uma pressão para a continuidade das buscas mesmo que outros fatores encorajem sua finalização?
- Os recursos foram esgotados ou diversificados para outras áreas reduzindo sua efetividade?
- Deveriam outros recursos ser encontrados em outros lugares a despeito do tempo e despesas envolvidas?
- Teriam os fatores ambientais reduzido drasticamente a efetividade dos recursos?
- Existe alguma reação intuitiva que encoraje o fim da missão?
A decisão de terminar as buscas obviamente envolve uma combinação de todos estes fatores. É possível utilizar a tabela de Mattson e somar o peso dos fatores para chegar a um consenso. Uma avaliação racional facilita as decisões.
Uma outra opção pode ser considerada entre as escolhas de continuar uma operação em escala total e o fim completo das buscas, que seria a limitação das buscas. Assim a busca é diminuída. O caso continua em aberto e se novas pistas são encontradas poderá ser retomado as ações mais rapidamente do que se a operação tivesse sido encerrada.
Treinamentos podem ser praticados na área de busca. Se a opção de limitação é escolhida, o comandante deve suspender a missão e sintetizar tudo que foi envolvido na operação. Planos completos para as novas buscas limitadas devem ser desenvolvidas e implementadas.
FONTE DE REFERÊNCIA
MBSCVR - MANUAL DE BUSCA E SALVAMENTO EM COBERTURA VEGETAL DE RISCO
Direitos Autorais: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo